Cornélio Procópio realiza 6ª Conferência Municipal das Cidades
A Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação Geral, promove a 6ª Conferência Municipal das Cidades. O evento acontece na próxima segunda-feira (28/4), no Centro Cultural, das 8 às 17 horas. É uma oportunidade para toda a população participar, refletir e debater sobre o desenvolvimento urbano local. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o encontro propõe a construção coletiva de propostas para políticas públicas mais eficazes e participativas. "A 6ª Conferência Municipal das Cidades é um convite ao diálogo, à escuta e à construção coletiva. É assim que queremos planejar o futuro de Cornélio Procópio: com participação popular, compromisso com a sustentabilidade e foco na justiça social. Vamos juntos construir uma cidade mais inclusiva, democrática e preparada para os desafios do presente e do amanhã”, convida o prefeito Raphael Sampaio.
A programação da conferência será dividida em três eixos de debate, que envolvem temas ligados aos desafios urbanos enfrentados pela sociedade.
- Eixo 1: A articulação entre os principais setores urbanos e o planejamento das políticas públicas;
- Eixo 2: Gestão estratégica e financiamento;
- Eixo 3: Grandes temas transversais: Sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, transformação digital e território inclusivo e com justiça social.
De acordo com os organizadores, o objetivo é promover discussões que apontem caminhos para soluções sustentáveis, de forma alinhada à PNDU – Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. A iniciativa faz parte de um movimento nacional, coordenado pelo Conselho das Cidades e pelo Ministério das Cidades, e tem como base a gestão democrática das políticas urbanas. Além da troca de ideias entre sociedade civil e poder público, a conferência também será espaço para a formulação de propostas, avaliação da execução de políticas públicas e eleição dos conselheiros nacionais.
PROGRAMAÇÃO
Horário |
Atividade |
8h às 8h20 |
Credenciamento dos participantes |
8h20 às 8h45 |
Abertura solene |
8h45 às 9h |
Fala das autoridades CONCIDADES |
9h às 9h15 |
Leitura e aprovação do Regimento Interno |
9h15 às 10h45 |
Palestra com a Cleucimara Molon Jubelli |
10h45 às 12h |
Diálogo orientado e organização dos grupos temáticos |
12h às 13h |
Intervalo para almoço |
13h às 13h30 |
Registro de presença dos participantes inscritos e credenciados |
13h30 às 15h |
Continuidade dos grupos temáticos |
15h às 15h15 |
Intervalo para café |
15h15 às 16h30 |
Votação das propostas na plenária |
16h30 às 16h45 |
Votação e homologação dos delegados para a Etapa Estadual |
16h45 às 17h |
Eleição e posse dos novos membros das entidades para o Conselho Municipal das Cidades |
17h |
Encerramento |
SERVIÇO
6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES
Local: Centro Cultural – Rua Rua Paraíba, 163 – Centro
Horário: Das 8h às 17h
Data: Segunda-feira (28/04)
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
Prefeitura faz reparos e pintura na Estação Ferroviária para reabertura do Museu de História Natural
Parceria com a UENP oferecerá atendimento monitora
A Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio da Secretaria de Cultura, iniciou a pintura e recuperação do prédio da antiga Estação Ferroviária, que abriga o Museu de História Natural. Esta iniciativa está alinhada às recomendações do Ministério Público Federal (MPF) para a conservação do imóvel, reafirmando o compromisso da gestão do prefeito Raphael Sampaio com a preservação do patrimônio cultural e histórico da cidade.
Os reparos incluem a pintura externa completa do prédio, mantendo as cores originais, além de consertos em vidros, fechaduras e esquadrias. Também estão sendo realizadas melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, na iluminação, a troca de extintores de incêndio, e a desinfecção e limpeza dos animais taxidermizados do acervo.
Após a conclusão das obras, o Museu de História Natural será reaberto ao público. A Prefeitura firmou um Termo de Cooperação com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), através do curso de Biologia, para oferecer um atendimento monitorado nas visitas, proporcionando uma experiência educativa e segura para todos os visitantes.
O diretor de Cultura de Cornélio Procópio, Eduardo Lopes Lavado (Tuchê), destacou que a parceria com a UENP representa o início de uma nova fase na Cultura local, onde o diálogo com agentes culturais e parceiros será ampliado e transparente. “As portas da Secretaria de Cultura estarão abertas, e todo bom projeto será bem-vindo”, afirmou.
Atualmente, alunos dos 3º e 4º anos da UENP que participam do projeto estão passando por um treinamento específico em comunicação, técnicas de guia, biomas e o acervo do museu.
Além disso, estão sendo realizadas reuniões com a Secretaria Municipal de Ação Social, que está avaliando as melhores formas de atendimento aos moradores em situação de rua na área.
A Prefeitura continua em diálogo com o MPF e a comunidade para garantir a revitalização definitiva do Museu de História Natural e de seu entorno. O prefeito Raphael Sampaio reafirma que “a atual administração está comprometida em transformar o museu em um espaço de referência para a cidade, tanto do ponto de vista educacional quanto turístico, cuidando com respeito da história e do bem público”.
Museu de História Natural Mozart de Oliveira Valim
Inaugurado em setembro de 2002, o Museu de História Natural está localizado na antiga Estação Ferroviária KM 125. Seu acervo reúne cerca de 300 animais taxidermizados em seus habitats naturais, além de peças de arqueologia, antropologia indígena, paleontologia, geologia e entomologia. É um dos principais atrativos turísticos e culturais do município e possui um dos maiores acervos da América do Sul, pertencente ao odontólogo, biólogo, taxidermista e professor João Aparecido Galdino.
Atualmente, o museu está fechado para melhorias e será reaberto no próximo mês, funcionando em horário especial para atender principalmente as escolas de Cornélio Procópio e região.
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
Professora e alunos da Escola Municipal Ângelo Mazzarotto lançam livro infantil
Nesta segunda-feira, 14 de abril, ocorreu o lançamento do livro infantil “A Festa da Amizade entre o Campo e a Cidade” na Escola Municipal Ângelo Mazzarotto. A obra é de autoria da professora Andréia Godoy, com ilustrações feitas pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental.
O livro apresenta dois personagens, Campo e Cidade, que conversam sobre a união entre tecnologia e a produção de alimentos do nosso cotidiano. A obra será disponibilizada gratuitamente para os alunos das escolas municipais da cidade.
O evento contou com a presença do prefeito Raphael Sampaio, que expressou sua alegria em prestigiar o trabalho da professora. “É uma imensa satisfação estar aqui, incentivando as crianças à leitura e à confecção de um livro. Além disso, a professora abordou questões importantes do nosso dia a dia. É notável como as crianças já demonstram uma sensibilidade enorme e falam sobre causas como a proteção animal e a produção de alimentos”, destacou.
Segundo a professora Andréia Godoy, o livro faz parte de um projeto em andamento que terá duração de seis meses. Durante esse período, várias ações serão implementadas para ensinar às crianças sobre a origem dos alimentos que consumimos.
Além do livro, a professora levou os alunos a conhecer uma indústria de ração, onde puderam entender os processos de fabricação. Em parceria com a empresa visitada e a Integrada Cooperativa Agroindustrial, foram arrecadadas rações para doação à Associação de Proteção e Bem-Estar Animal Angelo Picone.
“Levo as crianças para conhecer os animais nas fazendas, pois acredito ser fundamental ensinar desde cedo sobre cuidado e respeito. Faço a minha parte para que tenham uma aprendizagem significativa, que cresçam amando o próximo e os animais. Assim, teremos uma nova geração que tratará os bichinhos com muito mais carinho”, reforçou a professora.
Além do prefeito Raphael Sampaio e da professora Andréia Godoy, estiveram presentes Leandra de Rosis (diretora pedagógica da Secretaria de Educação), Marisa Conte (diretora da Secretaria de Educação), Jessica Francieli (secretária de gabinete), Juliana Staiguer (diretora da escola), Ana Maria Gambini (supervisora da escola), Márcia Rios (orientadora da escola), Patricia Batista (professora de apoio) e convidados.
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
Governador em exercício Darci Piana inaugura UTI Neonatal da Santa Casa de Cornélio
Nesta sexta-feira, o governo do Estado do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Cornélio Procópio, inaugurou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa. A nova unidade conta com 10 leitos totalmente equipados para atender recém-nascidos de 21 municípios da 18ª Regional de Saúde. O investimento totalizou R$ 1,7 milhão, proveniente da Secretaria de Estado da Saúde, e abrange reformas estruturais e a aquisição de equipamentos hospitalares.
O governador em exercício, Darci Piana, acompanhado por seu secretariado, enfatizou a importância da UTI para as famílias de gestantes e apresentou o “espaço família”. “Criamos um espaço para acolher mães e pais que precisam acompanhar seus bebês durante longas internações. Trata-se de um verdadeiro avanço em saúde, dignidade, cuidado e humanização”, afirmou.
O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, assegurou que se empenhará para destinar recursos à melhoria estrutural e elétrica da Santa Casa. “Precisamos agir agora para garantir um futuro ainda mais desenvolvido”, disse.
“A qualificação da UTI Neonatal é uma vitória para toda a população da nossa regional. Agora temos um ambiente moderno, adequado e totalmente equipado, garantindo mais segurança e conforto para os recém-nascidos e suas famílias”, destacou o prefeito Raphael Sampaio.
A Santa Casa de Cornélio Procópio faz parte do programa HOSPSUS e atualmente oferece 145 leitos, dos quais 104 são destinados exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS). A nova UTI Neonatal fortalece ainda mais sua atuação nas redes Mãe Paranaense e Paraná Urgência, consolidando-se como um polo regional de saúde de alta complexidade.
A inauguração contou com a presença do governador em exercício Darci Piana, do secretário de Estado da Saúde Beto Preto, do secretário da Indústria e Comércio Marco Brasil, do secretário da Educação Roni Miranda, do secretário da Infraestrutura Sandro Alex, do subchefe da Casa Civil Lúcio Tasso, do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná Alexandre Cury, e dos deputados estaduais Cobra Repórter, Luiz Cláudio Romanelli e Tersílio Turini. Também estavam presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Hannouche, e os vereadores Thais Takahashi, Anderson Araújo, Ana Paula Ferreira, Yago Pereira, Sebastião Ramos e Luciane Souza, além do presidente da Santa Casa, José do Carmo Neto, da primeira-dama Ana Carolina Sampaio, do vice-prefeito Hermes Fonseca e outras autoridades.
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
Mutirão do Emprego de Cornélio Procópio atrai centenas de pessoas
A Prefeitura de Cornélio Procópio promoveu, nesta sexta-feira (11/4), um grande Mutirão do Emprego, com a oferta de 90 vagas de trabalho em diversas áreas. Ao todo, sete empresas do município ofereceram vagas de emprego, para atender a demanda crescente por mão de obra qualificada. Centenas de pessoas foram atraídas em busca de uma oportunidade.
Logo pela manhã, uma longa fila se formou em frente à Agência do Trabalhador de Cornélio Procópio, na expectativa de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. O prefeito Raphael Sampaio esteve no local e fez questão de cumprimentar e desejar sorte aos candidatos. Durante sua visita, o prefeito destacou a importância do evento e reforçou que o Mutirão do Emprego é apenas o primeiro de uma série de ações que a administração municipal está planejando para continuar gerando mais oportunidades de emprego e renda para a população.
“Este é apenas o começo. Vamos promover outros mutirões para garantir que a nossa comunidade tenha acesso ao mercado de trabalho e possa melhorar sua qualidade de vida. O compromisso da nossa gestão é oferecer oportunidades reais a quem está em busca de uma chance no mercado de trabalho”, afirmou o prefeito, que demonstrou grande entusiasmo com a adesão das empresas participantes e com a grande procura da população.
O mutirão é uma oportunidade importante para os moradores da cidade que buscam um emprego, seja para sua primeira experiência profissional ou para quem deseja reintegrar-se ao mercado. Com a participação de empresas locais, a iniciativa reforça o compromisso do município com o fortalecimento da economia local e o apoio ao desenvolvimento do mercado de trabalho na cidade.
Ao longo do dia, os candidatos foram atendidos pelas empresas participantes e puderam ser entrevistados para as vagas oferecidas. O evento destaca a importância da integração entre poder público e empresas locais na criação de soluções para o desemprego e para o crescimento econômico de Cornélio Procópio.
A expectativa é que, com o sucesso desse primeiro mutirão, outros eventos como este sejam realizados ao longo do ano, ampliando cada vez mais as oportunidades de emprego para os cidadãos da cidade. Inicialmente, estavam previstas 70 vagas. A ampliação para 90 vagas ocorreu com a confirmação da participação de novas empresas, que ampliaram as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho local. “Nosso trabalho é no sentido de diminuir a distância entre o trabalhador e a oportunidade. Estamos juntos para fortalecer o mercado e garantir que cada vez mais tenhamos novas vagas, numa oportunidade para todos deixarem o desemprego para trás”, destacou o prefeito.
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
COHAPAR oferece cinco casas para idosos em Cornélio Procópio
Estão abertas as inscrições para o programa habitacional da COHAPAR – Companhia de Habitação do Paraná. Ao todo, estão disponíveis cinco unidades habitacionais no município. As inscrições devem ser realizadas pelo site da COHAPAR (https://www.cohapar.pr.gov.br/Pagina/Cadastro) até o dia 15 de abril.
Podem se inscrever idosos com 60 anos ou mais, solteiros ou casados, com renda de 1 a 6 salários mínimos. Os candidatos não podem ter casa própria nem financiamento de imóvel em andamento. Precisam estar aptos para passar pela avaliação de documentos e processo de seleção. As pessoas habilitadas poderão morar no Condomínio do Idoso de Cornélio Procópio.
Para mais informações ou se inscrever, os interessados devem procurar o Escritório Regional da COHAPAR em Cornélio Procópio pelo telefone (43) 3520-8500 ou na rua Mato Grosso, nº 7 – 1º andar, Centro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.
A ação integra os programas Viver Mais, Casa Fácil e conta com o apoio do Governo do Estado do Paraná.
DECOM / Prefeitura
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
Cornélio Procópio participa de pesquisa inédita do Estado sobre perfil socioeconômico da população
Prefeito Raphael Sampaio destaca importância da iniciativa para o planejamento de políticas públicas mais eficientes
Cornélio Procópio está entre os municípios paranaenses que integram a Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR), estudo inédito lançado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) para traçar um retrato detalhado da realidade socioeconômica das famílias do Estado. A participação da cidade é vista como estratégica pelo prefeito Raphael Sampaio, que apoia a iniciativa e destaca o potencial transformador da pesquisa para o futuro do município.
A coleta de dados teve início em março e seguirá até junho, com entrevistas presenciais em 60 mil domicílios de todas as regiões do Paraná, incluindo áreas urbanas e rurais. Os dados obtidos permitirão levantar informações sobre moradia, trabalho, renda, escolaridade, alimentação e hábitos das famílias paranaenses.
“O apoio à PAD-PR é fundamental porque os dados obtidos vão nos permitir entender com mais profundidade a realidade regional e planejar políticas públicas mais assertivas para atender a população de Cornélio Procópio”, afirmou o prefeito Raphael Sampaio. Ele destaca ainda que a pesquisa oferecerá insumos valiosos para o desenvolvimento regional e o fortalecimento de iniciativas nas áreas de saúde, educação, habitação e assistência social.
Financiada com recursos do Fundo Paraná, a PAD-PR tem um alcance três vezes maior do que o da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), conduzida pelo IBGE. Isso significa que os resultados obtidos terão um nível de detalhamento inédito para subsidiar ações tanto do poder público quanto da iniciativa privada.
De acordo com o IPARDES, todas as entrevistas serão realizadas por profissionais identificados com colete, crachá e material institucional, garantindo segurança e transparência no processo. As informações serão coletadas de forma anônima e protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com total sigilo e uso exclusivo para fins estatísticos.
A previsão é de que os dados estejam disponíveis ao público a partir de novembro deste ano, por meio de um painel interativo com relatórios, tabelas e gráficos comparativos entre as diferentes regiões do Estado.
Para o prefeito Raphael Sampaio, a participação de Cornélio Procópio na pesquisa reafirma o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e a melhoria contínua da qualidade de vida da população. “Com acesso a dados precisos e regionalizados, poderemos tomar decisões mais embasadas e garantir que os investimentos cheguem onde são mais necessários”, concluiu.
DECOM / Prefeitura
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
Cornélio Procópio prepara primeira Semana do Meio Ambiente
Nesta sexta-feira (4/4), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente deu o primeiro passo para a realização da primeira Semana do Meio Ambiente em Cornélio Procópio. A reunião, realizada pela manhã, teve como objetivo planejar as ações do evento, previsto para acontecer entre os dias 2 e 6 de junho.
Com uma programação gratuita e voltada principalmente ao público infantil, a proposta é envolver a comunidade de Cornélio Procópio e do distrito de Congonhas em atividades que despertem o cuidado com a natureza e o compromisso com a preservação ambiental.
Entre as ações previstas estão o plantio e a doação de mudas, trilhas educativas no Bosque Municipal Manoel Júlio de Almeida e na Mata São Francisco — com o apoio do IAT (Instituto Água e Terra), IPEVES (Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente) e UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) —, além da coleta de eletrônicos, incentivando o descarte correto.
Participaram da reunião Ariel Henrique Moraes (chefe da Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais), Luiz Guilherme Braga (diretor de Meio Ambiente), Júnior Hannebauer Moreira (diretor de Turismo), Eduardo Lopes (diretor de Cultura), Mara Peixoto Pessoa (secretária de Educação) e Yedda Martins Fonseca, esposa do vice-prefeito.
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
71º Jogos Escolares do Paraná reúne 650 alunos das escolas de Cornélio Procópio
Tiveram início as finais dos 71º Jogos Escolares do Paraná – Fase Municipal, que estão sendo realizados em Cornélio Procópio. Nesta quinta-feira, ocorrem as decisões de futsal e voleibol, enquanto as finais do vôlei de areia estão agendadas para os dias 8 e 9 de abril. As competições estão sendo disputadas nos ginásios Pedro Mariucci (basquete), Panorama (voleibol) e Gattinho (futsal), além da cancha de areia da Cabefi (vôlei de areia).
Com a participação de 650 alunos de 13 escolas, incluindo municipais, estaduais e particulares, os 71º Jogos Escolares estão sendo realizados nas instalações esportivas da cidade desde o dia 31 de março. A competição reúne um total de 64 equipes nas modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol e vôlei de areia. A média de público tem sido impressionante, com cerca de 1.000 pessoas por dia nos ginásios.
Esta fase municipal é crucial, pois definem os representantes de Cornélio Procópio para as etapas seguintes dos Jogos Escolares do Paraná. Os Jogos Escolares fazem parte dos Jogos Oficiais do Estado e são promovidos pelo Governo do Estado em parceria com as Prefeituras Municipais. Este ano, 718 escolas de 32 Núcleos Regionais de Educação de 194 municípios estão envolvidas. Dentre as modalidades esportivas em disputa, destacam-se atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, futsal ACD, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, golfe e xadrez.
Para o prefeito Raphael Sampaio, os Jogos Escolares representam uma oportunidade para estimular o esporte, a disciplina e a socialização entre os estudantes. "Em Cornélio, tivemos a adesão de um grande número de escolas, envolvendo centenas de alunos. Os ginásios estão lotados durante toda a competição, o que é muito estimulante. O esporte tem o poder de atrair crianças e adolescentes da frente das telas e promover uma convivência saudável em grupo", declarou.
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
Últimas Notícias

Prefeitura, Paraná em Ação e Justiça nos Bairros realizam feirão de serviços em Cornélio Procópio
08/05/2025 às 17:39:15 - A Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio das secretarias de Assistência Social e da Mulher, mais o governo do Estado, Tribunal de Justiça... Leia Mais...
Prefeito Raphael Sampaio inaugura Vigilância Sanitária em Congonhas
30/04/2025 às 20:03:45
Atletas de Cornélio Procópio vencem Open Internacional e buscam vaga no Mundial de Atletismo
29/04/2025 às 18:19:23
MAIS SAÚDE PARA CONGONHAS: Prefeitura inaugura nova sede da Vigilância Sanitária
29/04/2025 às 18:09:28