COHAPAR oferece cinco casas para idosos em Cornélio Procópio
Estão abertas as inscrições para o programa habitacional da COHAPAR – Companhia de Habitação do Paraná. Ao todo, estão disponíveis cinco unidades habitacionais no município. As inscrições devem ser realizadas pelo site da COHAPAR (https://www.cohapar.pr.gov.br/Pagina/Cadastro) até o dia 15 de abril.
Podem se inscrever idosos com 60 anos ou mais, solteiros ou casados, com renda de 1 a 6 salários mínimos. Os candidatos não podem ter casa própria nem financiamento de imóvel em andamento. Precisam estar aptos para passar pela avaliação de documentos e processo de seleção. As pessoas habilitadas poderão morar no Condomínio do Idoso de Cornélio Procópio.
Para mais informações ou se inscrever, os interessados devem procurar o Escritório Regional da COHAPAR em Cornélio Procópio pelo telefone (43) 3520-8500 ou na rua Mato Grosso, nº 7 – 1º andar, Centro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.
A ação integra os programas Viver Mais, Casa Fácil e conta com o apoio do Governo do Estado do Paraná.
DECOM / Prefeitura
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
Cornélio Procópio participa de pesquisa inédita do Estado sobre perfil socioeconômico da população
Prefeito Raphael Sampaio destaca importância da iniciativa para o planejamento de políticas públicas mais eficientes
Cornélio Procópio está entre os municípios paranaenses que integram a Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR), estudo inédito lançado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) para traçar um retrato detalhado da realidade socioeconômica das famílias do Estado. A participação da cidade é vista como estratégica pelo prefeito Raphael Sampaio, que apoia a iniciativa e destaca o potencial transformador da pesquisa para o futuro do município.
A coleta de dados teve início em março e seguirá até junho, com entrevistas presenciais em 60 mil domicílios de todas as regiões do Paraná, incluindo áreas urbanas e rurais. Os dados obtidos permitirão levantar informações sobre moradia, trabalho, renda, escolaridade, alimentação e hábitos das famílias paranaenses.
“O apoio à PAD-PR é fundamental porque os dados obtidos vão nos permitir entender com mais profundidade a realidade regional e planejar políticas públicas mais assertivas para atender a população de Cornélio Procópio”, afirmou o prefeito Raphael Sampaio. Ele destaca ainda que a pesquisa oferecerá insumos valiosos para o desenvolvimento regional e o fortalecimento de iniciativas nas áreas de saúde, educação, habitação e assistência social.
Financiada com recursos do Fundo Paraná, a PAD-PR tem um alcance três vezes maior do que o da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), conduzida pelo IBGE. Isso significa que os resultados obtidos terão um nível de detalhamento inédito para subsidiar ações tanto do poder público quanto da iniciativa privada.
De acordo com o IPARDES, todas as entrevistas serão realizadas por profissionais identificados com colete, crachá e material institucional, garantindo segurança e transparência no processo. As informações serão coletadas de forma anônima e protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com total sigilo e uso exclusivo para fins estatísticos.
A previsão é de que os dados estejam disponíveis ao público a partir de novembro deste ano, por meio de um painel interativo com relatórios, tabelas e gráficos comparativos entre as diferentes regiões do Estado.
Para o prefeito Raphael Sampaio, a participação de Cornélio Procópio na pesquisa reafirma o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e a melhoria contínua da qualidade de vida da população. “Com acesso a dados precisos e regionalizados, poderemos tomar decisões mais embasadas e garantir que os investimentos cheguem onde são mais necessários”, concluiu.
DECOM / Prefeitura
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
Cornélio Procópio prepara primeira Semana do Meio Ambiente
Nesta sexta-feira (4/4), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente deu o primeiro passo para a realização da primeira Semana do Meio Ambiente em Cornélio Procópio. A reunião, realizada pela manhã, teve como objetivo planejar as ações do evento, previsto para acontecer entre os dias 2 e 6 de junho.
Com uma programação gratuita e voltada principalmente ao público infantil, a proposta é envolver a comunidade de Cornélio Procópio e do distrito de Congonhas em atividades que despertem o cuidado com a natureza e o compromisso com a preservação ambiental.
Entre as ações previstas estão o plantio e a doação de mudas, trilhas educativas no Bosque Municipal Manoel Júlio de Almeida e na Mata São Francisco — com o apoio do IAT (Instituto Água e Terra), IPEVES (Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente) e UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) —, além da coleta de eletrônicos, incentivando o descarte correto.
Participaram da reunião Ariel Henrique Moraes (chefe da Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais), Luiz Guilherme Braga (diretor de Meio Ambiente), Júnior Hannebauer Moreira (diretor de Turismo), Eduardo Lopes (diretor de Cultura), Mara Peixoto Pessoa (secretária de Educação) e Yedda Martins Fonseca, esposa do vice-prefeito.
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
71º Jogos Escolares do Paraná reúne 650 alunos das escolas de Cornélio Procópio
Tiveram início as finais dos 71º Jogos Escolares do Paraná – Fase Municipal, que estão sendo realizados em Cornélio Procópio. Nesta quinta-feira, ocorrem as decisões de futsal e voleibol, enquanto as finais do vôlei de areia estão agendadas para os dias 8 e 9 de abril. As competições estão sendo disputadas nos ginásios Pedro Mariucci (basquete), Panorama (voleibol) e Gattinho (futsal), além da cancha de areia da Cabefi (vôlei de areia).
Com a participação de 650 alunos de 13 escolas, incluindo municipais, estaduais e particulares, os 71º Jogos Escolares estão sendo realizados nas instalações esportivas da cidade desde o dia 31 de março. A competição reúne um total de 64 equipes nas modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol e vôlei de areia. A média de público tem sido impressionante, com cerca de 1.000 pessoas por dia nos ginásios.
Esta fase municipal é crucial, pois definem os representantes de Cornélio Procópio para as etapas seguintes dos Jogos Escolares do Paraná. Os Jogos Escolares fazem parte dos Jogos Oficiais do Estado e são promovidos pelo Governo do Estado em parceria com as Prefeituras Municipais. Este ano, 718 escolas de 32 Núcleos Regionais de Educação de 194 municípios estão envolvidas. Dentre as modalidades esportivas em disputa, destacam-se atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, futsal ACD, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, golfe e xadrez.
Para o prefeito Raphael Sampaio, os Jogos Escolares representam uma oportunidade para estimular o esporte, a disciplina e a socialização entre os estudantes. "Em Cornélio, tivemos a adesão de um grande número de escolas, envolvendo centenas de alunos. Os ginásios estão lotados durante toda a competição, o que é muito estimulante. O esporte tem o poder de atrair crianças e adolescentes da frente das telas e promover uma convivência saudável em grupo", declarou.
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
Agricultura abre inscrições para inseminação artificial em fêmeas bovinas
A Secretaria de Agricultura de Cornélio Procópio, por meio da CONAFER – Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, está com cadastramento aberto para pequenos e médios produtores rurais interessados em inseminação artificial de fêmeas bovinas. Para participar da seleção, os produtores devem possuir Cadpro – Cadastro de Produtor Rural, ter propriedade rural em Cornélio e disponibilizar fêmeas bovinas de gado leiteiro ou de corte.
A escolha dos beneficiados será feita com base na quantidade de gado e na avaliação socioeconômica dos inscritos. Além disso, os selecionados poderão escolher a raça e o perfil do touro conforme sua preferência. De acordo com o veterinário André Luiz, responsável pelo Departamento de Reprodução Animal, todos os bovinos que participarem dos processos de inseminação serão testados para tuberculose e brucelose. "A inseminação artificial é capaz de trazer uma melhora genética do rebanho", reforça.
Os interessados podem se cadastrar entrando em contato pelo telefone (43) 99962-7873, com o veterinário André Luiz.
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
Prefeitura, UTFPR e ITA discutem futuro do aeroporto de Cornélio Procópio
O papel do Aeroporto de Cornélio Procópio no desenvolvimento regional foi o tema de duas palestras realizadas, na manhã desta quarta-feira (2/4), no anfiteatro da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O evento, organizado pela Prefeitura, em parceria com o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e a universidade, reuniu autoridades, especialistas e membros da comunidade acadêmica para discutir infraestrutura aeroportuária do município e sua importância para a região. Estavam presentes o prefeito Raphael Sampaio, o vice Hermes Fonseca e a chefe de gabinete, Mirna Soares, entre outros representantes do governo municipal.
A programação teve início com a palestra “Aeroportos Regionais e o Desenvolvimento Econômico”, ministrada pelo ex-reitor do ITA Cláudio Jorge Pinto Alves. Em sua apresentação, Alves destacou a boa estrutura do aeroporto local e apontou como um fator positivo sua localização afastada da área urbana, reduzindo impactos à comunidade. Ele também ressaltou que aeroportos regionais nem sempre precisam ser comerciais, pois podem operar para atrair investidores e fomentar o crescimento econômico.
Na sequência, Marcelo Vieira de Castro, diretor-executivo do ITA/AEROBRASIL, apresentou a palestra “O Futuro Não Será Mais Como Antigamente”, trazendo uma abordagem inovadora sobre o avanço da tecnologia e sua influência na aviação e na sociedade. Entre os temas discutidos, estavam a avaliação dos impactos da infraestrutura aeroportuária, a necessidade de mitigar ruídos para as comunidades vizinhas e o crescimento do transporte aéreo, que já supera o rodoviário em alguns aspectos.
O prefeito Raphael Sampaio destacou a importância desse debate para o desenvolvimento do munícipio. Em sua fala de abertura, pontuou que esse fórum vai nortear as ações para potencializar o uso e exploração do aeroporto de Cornélio Procópio. “É o começo de um projeto para dar um rumo e nortear o direcionamento que queremos para o nosso aeroporto, para que ele possa ser um instrumento para trazer mais desenvolvimento para a nossa cidade e a região”, ressaltou.
Durante as apresentações, os palestrantes reforçaram a importância de diferenciar aeroportos de companhias aéreas, explicando que nem todas as estruturas que recebem pousos e decolagens estão aptas, de imediato, a operar voos comerciais. “Precisamos separar o aeroporto das companhias aéreas, pois nem todos os aeroportos que operam decolagens e pousos de aeronaves têm condições, pelo menos inicialmente, de receber operações de companhias aéreas.”
Atualmente, o aeroporto de Cornélio Procópio conta com um plano de zona de proteção aprovado pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, além de balizamento noturno e uma pista adequada para sua categoria. No entanto, sua estrutura limita a possibilidade de expansão para operação instrumental, uma vez que a BR-369 precisaria ser realocada para permitir a ampliação necessária. Dessa forma, especialistas apontam que o aeroporto deve permanecer como um espaço voltado à aviação geral.
Para o futuro, discutiu-se a possibilidade de Cornélio Procópio contar com um vertiporto, uma estrutura projetada para a operação de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical, uma tendência no setor da aviação que pode transformar o transporte aéreo regional.
No encerramento do encontro, o professor-doutor e ex-reitor do ITA, Cláudio Jorge, anunciou que proporá aos seus alunos um estudo de caso sobre o aeroporto de Cornélio Procópio. O objetivo é que eles desenvolvam sugestões de projetos que possam orientar futuras ações e impulsionar o desenvolvimento da região.
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
Cornélio Procópio registra queda significativa nos casos de dengue no primeiro trimestre do ano
De 1.368 casos, no primeiro trimestre de 2024, caímos para 52 casos no primeiro trimestre deste ano
Cornélio Procópio confirmou uma redução no número de casos de dengue no primeiro trimestre de 2025. De 1.368 casos, registrados em 2024, caiu para 52 casos neste ano. São 1.318 casos a menos. Tmbém não houve confirmação de casos de Chikungunya ou Zika. Segundo Tânia Elizabeth Castilho Langer, diretora da Vigilância Sanitária, a Secretaria Municipal de Saúde implementou uma série de ações para combater o Aedes aegypti, resultando nessa queda.
Entre as iniciativas, o município adotou a técnica BRI-Aedes, recomendada pela OMS – Organização Mundial da Saúde, que envolve a aplicação de inseticidas com poder residual em locais como escolas, universidades e creches. Em casos de suspeita de dengue em um bairro, são realizados bloqueios de quarteirões para eliminar o mosquito.
A Prefeitura também intensificou a limpeza de áreas públicas. Várias equipes estão, desde o começo do ano, trabalhando na roçagem e limpeza de terrenos. A Rumo Logística está realizando serviços de manutenção e limpeza às margens da malha férrea. A ação, solicitada pelo prefeito Raphael Sampaio, visa garantir a conservação da área, contribuindo para a limpeza e o combate à dengue.
Outra medida adotada foi a aplicação de multas a proprietários que não mantêm terrenos limpos, o que pode favorecer o surgimento de focos de criadouros. Essa ação está gerando resultados positivos, com a limpeza de terrenos em toda a cidade.
Além dessas ações, uma campanha educativa está em andamento, com orientações à população por meio de diversos canais de comunicação e atividades em escolas, universidades e eventos, como o Carnaval. Parcerias com entidades como o SESC, COPEL e SANEPAR estão promovendo mobilizações e informando sobre a doença nas contas de serviço.
“A dengue é um problema de todos. A Prefeitura vem trabalhando arduamente para combater o mosquito. É fundamental que a população também faça a sua parte, seguindo as orientações da Vigilância Sanitária, como evitar água acumulada em vasos e potes e manter quintais e terrenos limpos”, declarou o prefeito Raphael Sampaio.
Tânia Langer alerta que, apesar da queda nos casos e dos esforços da Prefeitura, a população não deve descuidar. “Estamos em um momento delicado, com municípios vizinhos enfrentando epidemias. Devido à movimentação intensa, especialmente em universidades, os cuidados foram intensificados. Cada um deve fazer a sua parte, pois os riscos não estão descartados.”
Parceria com a UEL
Na semana passada, o prefeito Raphael Sampaio se reuniu com pesquisadores da UEL – Universidade Estadual de Londrina para discutir uma parceria que visa implantar um programa de vigilância e controle do mosquito na cidade. Atualmente, a UEL utiliza armadilhas para capturar ovos do Aedes aegypti, ajudando a identificar áreas de risco onde há maior concentração de mosquitos. Com base nas informações obtidas, os agentes de Combate a Endemias podem atuar de forma mais eficaz, além de eliminar criadouros com a disseminação de larvicidas.
“Iniciamos tratativas com os responsáveis pelo projeto Vigilância e Controle Biológico de Mosquitos, coordenado pelo professor João Zequi, para aumentar a eficiência no combate ao mosquito causador da dengue. Temos uma equipe atuante na cidade, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, e esse intercâmbio é fundamental para melhorar nosso trabalho e eliminar a doença”, completou o prefeito Raphael.
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
Prefeitura promove fórum para discutir o papel do aeroporto no desenvolvimento regional
Nesta quarta-feira (2/4), a Prefeitura de Cornélio Procópio, em parceria com a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (SP), promove o fórum “O papel do aeroporto no desenvolvimento regional”. A palestra será no Anfiteatro da UTFPR, a partir das 8h30. A programação é gratuita e aberta ao público.
O encontro será aberto pelo professor-doutor Cláudio Jorge Pinto Alves, ex-reitor do ITA. Ele falará sobre “Aeroportos regionais e o desenvolvimento econômico”, das 8h30 às 10h. Em seguida, o diretor-executivo do ITA/AEROBRASIL, Marcelo Vieira de Castro, traz o tema “O futuro não será mais como antigamente”.
Para o prefeito Raphael Sampaio, Cornélio tem um papel importante no desenvolvimento regional e precisa assumir essa liderança. “Queremos conectar Cornélio com o futuro. É um debate essencial para fortalecer o desenvolvimento regional e abrir novas oportunidades para nossa cidade”, afirma.
De acordo com o organizador e vice-prefeito, Hermes Rodrigues da Fonseca Filho, o objetivo deste encontro é discutir o melhor destino e o melhor aproveitamento do aeroporto de Cornélio Procópio. “O aeroporto é um fator de forte desenvolvimento e ele precisa ser utilizado da melhor forma, tanto para fomentar a economia quanto para o deslocamento da comunidade.”
O evento tem como público-alvo empresários, professores e alunos da universidade, profissionais do ramo do comércio e representantes de diferentes setores da economia, incluindo o CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Previamente, os convidados farão uma visita ao aeroporto para conhecer e apontar possíveis ações para o desenvolvimento do espaço. “Além de impulsionar o debate sobre a utilização do aeroporto, a visita dos palestrantes também traz a possibilidade de uma parceria entre a UTFPR e ITA para cursos, pesquisas, projetos de extensão e até intercâmbio acadêmico entre as duas instituições”, ressalta o vice-prefeito.
SERVIÇO
Fórum “O papel do aeroporto no desenvolvimento regional”
Local: Anfiteatro da UTFPR – Avenida Alberto Carazzai, 1.640
Horário: A partir das 8h30
A programação é gratuita e aberta ao público
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
Saúde inicia vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos
A campanha de vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos já está em andamento em 22 municípios do Paraná, incluindo Cornélio Procópio. Para se vacinar, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde do município levando a carteirinha de vacinação.
A vacina é segura, gratuita e fundamental para prevenir doenças graves no futuro. A ação segue as diretrizes do Ministério da Saúde e tem como objetivo garantir a proteção contra diversos tipos de câncer relacionados ao vírus HPV, como os que afetam colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.
Sintomas
A principal característica do câncer causado por HPV é que ele demora muitos anos para se desenvolver e depende de uma infecção viral persistente.
As primeiras manifestações surgem entre, aproximadamente, 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção que, na maioria dos casos, é assintomática.
A doença pode causar lesões genitais que costumam aparecer como verrugas irregulares, da cor da pele, dentro ou fora dos genitais de homens e mulheres – na vulva, vagina, colo do útero, região perianal, ânus, pênis (geralmente na glande), bolsa escrotal e região pubiana. Menos frequentemente, é possível aparecerem em áreas extragenitais, como conjuntivas, mucosa nasal, oral e laríngea.
Podem doer, coçar, sangrar e causar desconforto. Às vezes, voltam depois do tratamento.
Bebês também podem ser infectados no momento do parto e desenvolver lesões verrucosas nas cordas vocais e laringe.
Prevenção e controle
A melhor forma de prevenir é usar camisinha nas relações sexuais e se vacinar – o imunizante é distribuído gratuitamente pelo SUS. Vale ressaltar, porém, que o preservativo não impede totalmente a infecção pelo HPV, já que as lesões podem estar presentes em áreas não protegidas pela camisinha.
O exame preventivo de Papanicolau, para mulheres, também é uma forma de prevenir lesões que causam o câncer de colo do útero.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população elegível, mas os números estão abaixo do esperado no Brasil, pois mesmo com a disponibilidade da vacina, o índice de vacinação contra o HPV de meninas brasileiras atinge apenas 57% e, nos meninos, não chega a 40%, sendo que o ideal para prevenir a doença é uma cobertura de 90%.
O principal motivo da baixa procura pela vacina é a desinformação, com questionamentos infundados sobre a eficácia e a segurança do imunizante, associações equivocadas entre HPV e religião e a falta de campanhas de vacinação.
Desde 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) trabalha com a meta de eliminar o câncer de colo de útero e o classifica como um problema de saúde pública mundial.
Para mais informações, procure a Secretaria Municipal de Saúde de Cornélio Procópio, que a partir de segunda-feira passa a funcionar na rua Paraíba, 45.
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
Últimas Notícias

Prefeitura abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores
30/06/2025 às 18:28:38 - A Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que estão abertas as inscrições para o... Leia Mais...
Prefeitura de Cornélio Procópio convoca 10 novos aprovados em concurso público
30/06/2025 às 18:30:27
Casamento Coletivo em Cornélio Procópio reúne 93 casais de diversas cidades da região
30/06/2025 às 14:11:19
SAMU inicia projeto informativo para comunidade e escolas do município
25/06/2025 às 14:40:18