Representantes das secretarias de Cultura e Indústria e Comércio da Prefeitura de Cornélio Procópio participaram, na manhã de hoje, de uma reunião com a direção da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná, para discutir um termo de cooperação, visando ao intercâmbio entre as duas entidades para o funcionamento do Museu de História Natural Mozart de Oliveira Valim.
Pelo acordo firmado, os alunos do curso de Ciências Biológicas da UENP atuarão, em períodos pré-estabelecidos, como guias do Museu por meio de visitas monitoradas com conteúdos educativos e científicos. “Esse trabalho faz parte do programa de estágio da UENP e será acompanhado por um coordenador ou supervisor acadêmico da universidade”, informou a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UENP, Káthya Assmann Modesto.
Segundo ela, os alunos dos 3º e 4º anos que aderirem ao projeto passarão por treinamento específico na área de comunicação, além de técnicas de guia, conhecimentos sobre os biomas e o acervo do museu. “Será um ganho para o público, principalmente para os alunos das escolas visitantes, que terão acesso a informações e explicações sobre o acervo e sua importância”, declarou Assmann.
O diretor de Cultura de Cornélio, Eduardo Lopes Lavado (Tuchê), afirmou que a parceria com a UENP marca o início de uma nova fase na Cultura, onde o diálogo com os agentes culturais e parceiros será ampliado e transparente. “As portas da Secretaria de Cultura estarão abertas, e todo bom projeto será bem-vindo. O prefeito Raphael Sampaio determinou o estreitamento do diálogo com as entidades culturais. A parceria com a UENP agrega conhecimento à visitação do museu.”
Durante o encontro, que contou com a presença do vice-diretor Rudolph dos Santos, foram abordados outros temas relacionados à Cultura e ao Turismo. “A ideia é fortalecer a união entre a Universidade e a Prefeitura. Temos muitas iniciativas que podem atender à prefeitura, visando levar melhorias para a população.” Também participaram da reunião o diretor de Turismo de Cornélio, José Manoel Silva Júnior, e a funcionária da Secretaria de Cultura, Christiane Lucas Teixeira de Souza.
Museu de História Natural Mozart de Oliveira Valim
Aberto desde setembro de 2002, o museu está instalado na antiga Estação Ferroviária KM 125. O acervo reúne cerca de 300 animais taxidermizados expostos em seu habitat natural, além de peças de arqueologia, antropologia indígena, paleontologia, geologia e entomologia. É um dos mais importantes atrativos turísticos e culturais do município e um dos maiores acervos da América do Sul, pertencente ao odontólogo, biólogo, taxidermista e professor João Aparecido Galdino.
Atualmente, o museu encontra-se fechado para melhorias. No próximo mês, será reaberto, funcionando em horário especial, visando atender principalmente as escolas de Cornélio Procópio e região.