COHAPAR oferece cinco casas para idosos em Cornélio Procópio
Estão abertas as inscrições para o programa habitacional da COHAPAR – Companhia de Habitação do Paraná. Ao todo, estão disponíveis cinco unidades habitacionais no município. As inscrições devem ser realizadas pelo site da COHAPAR (https://www.cohapar.pr.gov.br/Pagina/Cadastro) até o dia 15 de abril.
Podem se inscrever idosos com 60 anos ou mais, solteiros ou casados, com renda de 1 a 6 salários mínimos. Os candidatos não podem ter casa própria nem financiamento de imóvel em andamento. Precisam estar aptos para passar pela avaliação de documentos e processo de seleção. As pessoas habilitadas poderão morar no Condomínio do Idoso de Cornélio Procópio.
Para mais informações ou se inscrever, os interessados devem procurar o Escritório Regional da COHAPAR em Cornélio Procópio pelo telefone (43) 3520-8500 ou na rua Mato Grosso, nº 7 – 1º andar, Centro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.
A ação integra os programas Viver Mais, Casa Fácil e conta com o apoio do Governo do Estado do Paraná.
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
- Categoria: Sem Categoria
- Acessos: 127
Prefeitura de Cornélio Procópio Inicia a distribuição do passe estudantil
Programa oferece 15 mil passes para alunos da rede pública, garantindo acesso ao transporte
A Prefeitura de Cornélio Procópio inicia, nesta quinta-feira (6/2), a distribuição do Passe Estudantil para alunos da rede pública de ensino. Serão disponibilizados 15 mil passes, beneficiando estudantes que precisam de transporte público para chegar às escolas. Cada aluno recebe, em média, entre 38 e 40 passes por mês, garantindo um deslocamento seguro e gratuito até as instituições de ensino.
Até esta quarta-feira (5/2), 190 estudantes já estavam inscritos. O prazo para novos cadastros permanece aberto. As inscrições devem ser feitas presencialmente no Departamento de Patronato, localizado na Rua Paraíba, ao lado de Recursos Humanos da Prefeitura.
A retomada da distribuição do Passe Estudantil é um direito garantido pela lei e representa um importante incentivo à educação. Para muitas famílias, o custo do transporte pode ser um fator determinante na frequência escolar dos alunos. Com este benefício, mais estudantes terão acesso facilitado às escolas, contribuindo para a redução da evasão escolar e promovendo a igualdade de oportunidades.
“Essa iniciativa da Prefeitura reforça nosso compromisso com a educação e com as famílias que mais precisam. Garantir o Passe Estudantil significa garantir que nenhum aluno fique sem estudar por falta de condições de transporte”, destacou o prefeito Raphael Sampaio. Além de permitir o acesso diário às aulas, o benefício contribui diretamente para a permanência do estudante na escola, impactando positivamente os índices de aprendizagem e a redução da evasão escolar.
Os efeitos de iniciativas como esses vão além da economia no orçamento das famílias. Estudos mostram que a facilidade de acesso ao transporte escolar melhora o desempenho dos alunos, reduz o cansaço diário e favorece a assiduidade e pontualidade nas aulas. A manutenção desse programa nos próximos anos garantirá que mais estudantes possam se beneficiar, independentemente de sua condição financeira, permitindo que o acesso à educação seja verdadeiramente universal.
SERVIÇO:
Para garantir o Passe Estudantil, o aluno (ou responsável, caso seja menor de idade) precisa apresentar os seguintes documentos:
• Declaração de matrícula da instituição de ensino
• Comprovante de residência atualizado
• Comprovante de renda familiar
• Documento de identidade do aluno (se menor, o responsável deve levar seus documentos pessoais)
Inscrições: Departamento de Patronato – Rua Paraíba, ao lado de Recursos Humanos.
Mais informações: 0800 090 0508 – RAMAL: 247
Comunicação/Prefeitura
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
- Categoria: Sem Categoria
- Acessos: 170
Prefeitura de Cornélio Procópio realiza 3ª Caminhada do Meio-Dia
Na próxima terça-feira (22/7), a Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio da Secretaria da Mulher, promove a 3ª Caminhada do Meio-Dia, um ato contra o feminicídio e pelo fim da violência contra a mulher. A concentração será no Coreto do Calçadão, às 11h30, com saída prevista para as 12h.
Além da Prefeitura, o evento contará com o apoio da Patrulha Maria da Penha, do 18º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município e Secretaria de Assistência Social. Além da Prefeitura, este evento é realizado em parceria com o Governo do Estado e o Programa Mulher Segura.
De acordo com Luciene Ribeiro, secretária da Mulher, a manifestação tem como objetivo honrar a memória das mulheres vítimas do feminicídio e exigir políticas públicas eficazes no combate à violência de gênero. "Juntos, podemos transformar a realidade e garantir a segurança e os direitos de todas as mulheres. Vamos caminhar pela justiça, pela igualdade e pelo fim da violência."
As pessoas que desejarem participar da caminhada devem vestir camiseta branca, em memória das vítimas da violência e como símbolo de paz, esperança e do desejo por uma sociedade livre da violência contra as mulheres.
Participe desse ato com seus amigos e familiares. Seja parte dessa mobilização!
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
- Categoria: Notícias
- Acessos: 82
Prefeitura e Copel alinham ações para melhorar segurança e infraestrutura urbana em Cornélio Procópio
Na tarde desta quarta-feira (9/7), o prefeito Raphael Sampaio recebeu em seu gabinete a representante da Copel, Lívia Kanashiro, responsável pela Divisão de Relacionamento com o Poder Público da companhia. A reunião teve como foco o alinhamento de ações conjuntas voltadas à segurança da população e à melhoria da infraestrutura da cidade.
Entre os principais temas discutidos, esteve a retirada de fiações soltas em postes, que representam riscos à saúde e à segurança dos moradores. De acordo com a Lei Municipal nº 372/2023, cabe à concessionária de energia elétrica o alinhamento e a remoção de fios não utilizados. A Prefeitura irá formalizar à Copel uma solicitação para que também notifique as empresas de internet e telecomunicações, com o objetivo de eliminar completamente os cabos em situação irregular.
Outro ponto tratado foi a revisão e atualização do sistema de iluminação pública. A ideia é levantar e registrar todos os postes que já contam com lâmpadas de LED, o que permitirá maior precisão nos dados da prefeitura e pode gerar economia para os cofres públicos.
A Copel também apresentou uma proposta de parceria com o município para o manejo da vegetação urbana próxima à rede elétrica. O objetivo é prevenir curtos-circuitos, rompimentos de cabos, interrupções no fornecimento de energia e até mesmo incêndios.
Entre as iniciativas sugeridas estão:
• Realização de mutirões conjuntos para poda e supressão de árvores;
• Fornecimento de mudas de espécies adequadas ao convívio com a rede elétrica;
• Elaboração de um Plano Municipal de Arborização Urbana, com diretrizes para plantio e manutenção de espécies em áreas de risco.
A proposta será agora avaliada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente.
- Detalhes
- Escrito por Departamento de Comunicação
- Categoria: Notícias
- Acessos: 157